Beach Tennis não é só competição e treino duro, mas também diversão

Quem vê de fora pode pensar que Beach Tennis é só competição e treinos longos e duros. Claro que tudo depende de seus objetivos, mas para a maioria dos praticantes não precisa ser assim. Vou te mostrar isso neste post.

Uma das práticas comuns para “relaxar” um pouco no Beach é o rachão.

O que significa “rachão” no Beach Tennis

Quando escutei a palavra “rachão” no contexto do Beach Tennis pela primeira vez, pensei em futebol.

No futebol, um rachão é um jogo amistoso, quase uma brincadeira, entre jogadores da mesma equipe. No Beach Tennis, rachão também quer dizer jogo amistoso, mas eu acrescentaria que é um jogo no qual os amigos “se racham” de tanto jogar!

Assim como no futebol, os jogadores de Beach adoram um rachão. É descontraído, gostoso e um momento pra dar uma relaxada.

Como montar um bom rachão

Mas, como tudo nessa vida, é melhor não sair fazendo de qualquer jeito. Pra te ajudar a montar um bom rachão, escrevi algumas dicas:

  1. O mais importante é manter a atitude de colaboração e amizade. Esqueça a busca incansável pela vitória, pois aqui o objetivo é outro. Para competir vá jogar torneios. Em São Paulo você tem várias opções: CBT/ITF, FPT, ASBT, IFBT. Logo vou escrever um post sobre esses torneios.
  2. Música ajuda a criar um ambiente descontraído. Hoje em dia é muito fácil conectar seu celular ou trazer um caixinha de música. Organize-se e traga. Nos nossos rachões quase sempre tem música.
  3. Traga frutas (ou algo de comer) pois geralmente tem gente que vai direto do trabalho, sem comer nada. Água também é importante (tanto para beber como para molhar os pés)!
  4. Se o rachão for disputado de dia, certifique-se de que há locais com sombra pro pessoal de fora descansar.
  5. Nivele a quadra!
  6. Legal também é fazer o jogo mais curto, pois nada pior que ir jogar e ficar mais de 1 h esperando para chegar sua vez. Usem bom senso, pessoal. Quantas quadras disponíveis para o rachão e quantos jogadores vocês tem? Mais de 4 por quadra, tem que ser jogo mais curto.
  7. Você não pode ir ao rachão para escolher parceiro (leia também meu artigo sobre sobre panelinha). Quer fazer o rachão só com seus amigos, ótimo, mas aí melhor você alugar a quadra e convidar quem você quiser.

Concluindo…

Enfim, o Beach Tennis é um esporte que nasceu na Itália como um esporte muito social. O rachão ajuda a manter isso!

Nos meus treinamentos, tenho dois dias reservados para o rachão: segunda-feira (20:00 as 22:00) e quinta-feira (dois horários das 19h00 às 21h00 e das 21 às  23hs) e no final de semana é no Clube da Caixa, um lugar muito bonito (no Sábado e Domingo às 10hs até a hora que a galera aguentar).

Temos duas quadras na Caixa e no futuro próximo teremos duas quadras também na Ability Tenis. O rachão é um sucesso. Não adianta treinar e não jogar. Aliás, todas as aulas terminam em um mini rachão.

Uma curiosidade e que estava conversando com um jogador Italiano no Rio e ele me comentou que essa história de treinamento foi desenvolvida no Brasil. Na Itália a galera joga muito mais que treina em forma de Rachão, uma vez que os conceitos básicos estão dominados.

Se estiver em SP e quiser “rachar” com a gente, venha ao nosso Rachão. Como não temos areia grátis, o rachão tem um custo operacional de R$ 25 na Ability e R$ 20 que serve para pagar a quadra e como uma colaboração para manutenção.

Compartilhe!

Deixe uma resposta