Como formar uma dupla no Beach Tennis

Se você já joga há algum tempo em nível competitivo, deve ter pensado nesta pergunta: “como formar uma dupla no Beach Tennis?”.

Se já tentou fazer dupla com alguém, deve saber que não é só escolher o primeiro que aparecer na frente e pareça saber segurar a raquete.

Uma dupla é uma equipe, que precisa estar bem sintonizada.

Neste post, quero te mostrar minhas dicas para formar uma dupla com potencial para conquistar bons resultados ao longo do tempo. Tenho certeza que vai te ajudar a evitar os erros que eu mesmo já cometi.

Se você tiver outras dicas ou perguntas, é só escrever nos comentários ao final do texto.

Comece bem: não escolha o parceiro de última hora

Como ex-tenista e praticante de Beach Tennis, vejo que a parceria de Beach Tennis é algo muitas vezes feito na última hora.

Eu mesmo comecei a jogar duplas este ano e parei. Arrumei uns parceiros de última hora, sem pensar e treinar e vi que não é este o caminho.

No tênis cheguei ao ranking 520 ATP de duplas com um parceiro fixo. Não tem por que no Beach Tennis eu querer fazer de outra forma.

Primeiro: como escolher o parceiro ideal de Beach Tennis

  1. Elabore uma lista do parceiro ideal. Geralmente o mais importante é a amizade que você tem com a pessoa. Por mais que ganhar seja bom, jogar e passar bons momentos ao lado de um amigo é melhor que passar stress. Lógico que se a pessoa for um super jogador e amigo, melhor. E se também for alto, ágil e tiver uma personalidade que se adapta a sua maneira de ser na quadra, ajuda muito.
  2. Teste. Jogue com ele jogos amistosos e também torneios. Uma coisa é treinar a outra e jogar! Se tiver que viajar com o parceiro melhor ainda. Nas viagens que você conhece as pessoas. Seu parceiro se adapta a seu estilo.
  3. Treine com ele. Se não der para treinar juntos, talvez não seja o parceiro ideal.
  4. Busque alguém que te complete. Se você for baixo e ágil, busque alguém mais alto e definidor de jogo. Se você for mais sossegado, procure alguém com mais raça e que vá levantar o time na hora que for preciso.
  5. E por último, você se diverte jogando com a pessoa? Se for só stress, esquece. Busque alguém que você vai passar um tempo legal e não irá abandonar o barco no primeiro desafio que enfrentarem. DIVIRTA-SE.

 

E depois que escolhi o parceiro: como manter uma boa dupla?

No tênis, nas categorias amadoras, o glamour está nas simples e por isto a dupla fica para última hora.

No Beach, a dupla é mais conceituada, mas noto que muitas vezes os critérios de escolha são parecidos com os do tênis. Poucas duplas no Brasil tem o comprometimento de um Marcus Vinicius  Ferreira e Thales Santos (dupla número 1 do Brasil), por exemplo.

Aliás, desta dupla de sucesso podemos tirar alguns pontos importantíssimos para se manter uma parceria:

  • Meu parceiro é para o ano todo (talvez para a vida toda). Como um casamento. A primeira crise não é a hora de desfazer a parceria e sim insistir.
  • Sempre estou elogiando e agradecendo meu parceiro. Nada de muitas críticas e quando tiver que fazê-las, fazer em particular. Nada de “lavar roupa suja” na frente dos outros.
  • Discutir estratégias de jogo. Treinar juntos sempre que possível. Pensar em jogadas e estratégias novas nestes treinos.
  • Alternar torneios mais fortes e alguns mais fáceis, para aprender a perder e a ganhar também.
  • Ter um coach. Sempre ajuda a ter uma visão de fora.  Se o coach puder ver o jogo de campeonato, melhor ainda.
  • Respeitar as individualidades de cada um. Pode ser a preparação, pode ser que seu parceiro goste de tomar broncas ou não, de esquentar escutando música, correr, dormir cedo ou sair na balada e dormir mais tarde. Respeite.

Concluindo…

Não subestime a escolha de seu parceiro de Beach Tennis. Uma escolha mal feita pode trazer dor de cabeça por muitos meses (talvez anos!).

Seja paciente, teste bastante suas escolhas e, como num casamento, respeite as particularidades.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!

Se achar que tem outros critérios para escolher uma dupla, escreva aí nos comentários!

Se não concordar com o que escrevi, comente também.

Compartilhe!

One thought on “Como formar uma dupla no Beach Tennis

Deixe uma resposta