O corpo pede descanso

Recentemente estive no Rio e ao treinar notei que muitos atletas de Beach tennis treinavam mesmo com dores e incômodos. 
Eu mesmo já fui vítima do que chamamos de overtraining. Overtraining é o termo em inglês que significa passar do seu limite de treinamento. Infelizmente, sou exemplo vivo disso, pois, segundo a minha parceira e jogadora, faço isso até hoje…
Como notar que você está chegando nesse limite e está precisando descanso:
1)Seu corpo está todo dolorido, ou você sente dores na coluna, joelho, panturrilha, cotovelo ou ombros. São os mais comuns sinais de que é necessário descansar;
2) Você está treinando há 6 dias sem parar. Pare no sétimo dia. Isso aprendi quando e jogava o circuito profissional de tênis.   O descanso é essencial e faz parte do treino;
3) Você está extremamente irritado, estressado e não curte o bom astral do Beach Tennis. Neste caso, tirar uma semana ou mais de folga do esporte, será de grande auxílio;
4) Você costuma jogar torneios e está nervoso, preocupado, sentindo com o “piano” nas costas, com medo de jogar o próximo torneio. Talvez seja interessante tirar um dia de descanso. Logicamente você poderá escolher o melhor dia para fazer isso antes de voltar a competição;
5) Saber a hora de parar depende da habilidade que você tem de dizer não!
Este é um assunto para outro post. Aqui me limito a dizer que não ultrapassar o seu limite é muito importante, independente se você é ou pretende ser um atleta de ponta. No caso do amador que não esteja bem de físico, talvez seja necessário parar depois de jogar um, dois ou 3 sets. Ai a galera insiste, joga mais um, vamos sim mais um? Se você está chegando no seu limite pode ser a gota que faltava para a contusão. Então se você retornou recentemente ou se estiver em um dia de descanso, dizer não para um jogo e até mesmo desistir de um torneio depois de vários jogos duros e longos pode significar a diferença de continuar bem ou amargar meses de recuperação.

6) Respeite a sua idade. No Beach a galera descansa pouco nos intervalos, principalmente nos treinos. Ai você esfria e depois volta a jogar. Eu quando faço isso, volto todo duro, então mantenha-se aquecido, e lembre de tomar água, ou até comer algo. Não passe seus limites.

No dia de descanso recomendo não fazer nada mesmo, caso não consiga, segue algumas sugestões:
– ioga, focado em meditação e respiração;
– sauna ou hidromassagem;
– alongamento light.
Mas se você, como eu, é mais agitado e precisa fazer algum esporte, sugiro a natação, ou uma musculação mais leve de recuperação.
Enfim, use o seu bom senso! Um dia de descanso pode salvar vários dias ou semanas sem jogar. Eu mesmo já perdi vários dias de treino por overtraining que me deixaram semanas sem jogar.
Agora se você toma anti-inflamatório para jogar, o assunto é bem mais complexo. Procure um bom médico de medicina esportiva e siga seus conselhos.
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One thought on “O corpo pede descanso

  1. Perfeito, otimos conselhos dados por quem entende do assunto e ja vivenciou aas dores do excesso de esforrco fisico. Parabens.

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