O treino de tênis avançado, em São Paulo, aos domingos de manhã é para todos?

Muita gente me pergunta como é esse treino de domingo de manhã, se o nível é muito alto e se teria condições de jogar.

Vou contar a história de um de nossos atletas. O Roberto começou treinando sozinho no nosso treino (após o horário do treino competitivo).  Disciplinado é um jogador que escuta e executa melhor ainda. Mudamos alguns detalhes de seus golpes e ele foi assimilando e incorporando as novidades ao seu jogo.  Eu sugeria exercícios em casa, e Roberto fez todos eles e foi progredindo.  Hoje ele está no treino competitivo fazendo frente aos outros jogadores da equipe.
E falando em equipe, por que se o tênis um esporte individual?
 
Na minha opinião, um dos grandes desafios do tênis é o fato da competição acirrada gerar um sentimento de “cada um por si” no esporte. Em países como Argentina, Espanha, Franca existe esse espírito de equipe com alto comprometimento.  Escrevi um artigo a pouco sobre isso, confira:  http://digitalnc.com.br/o-comprometimento-argentino/
Temos que falar de constância
No dicionário a definição:
1. Qualidade daquele que não falta a uma tarefa, dever, tratamento, aula etc.; assiduidade, frequência.
2. Persistência, insistência, obstinação. Fator fundamental do treino.
A história do Flávio, outro dos nossos atletas, ilustra bem isso:  quando ele entrou no treino, ele humildemente se achava o mais fraco da equipe.  Persistiu, treinou, resistiu mas mudou em muitas áreas.  Jogador comprometido.  Hoje ele faz frente a qualquer um. Tem uma super técnica e estratégia de jogo.  Muito bacana isso. Não existe mistério, trabalho duro, mudanças, físico, cabeça, e  “teamwork” ajuda!
E como misturar diferentes estilos de jogadores no treino? 
Tênis e um esporte de emergências, como diz o coach da RPT na Espanha.  Você tem que estar acostumado a jogar com todo mundo.  Aquele jogador que só treina com a mesma pessoa, fica complicado evoluir.    Quando você tem o privilégio de jogar com alguém melhor, legal. Você vê aonde você está e o que precisa melhorar.  Quando você enfrenta alguém não tão forte, você treina seus golpes.  Simples assim.
Gosto muito de misturar os jovens Universitários que treinam com os mais velhos. Sai uma boa combinação que todos ganham.  Nos 3 anos e meio de treino da FGV, todos os atletas vinham treinar, muito positivo para os Universitários para os nossos jogadores da Higienópolis Tênis Indoor.   Não  por acaso foram 17 finais e 12 títilos da FGV nesse período.
Cesinha, Gabriel, Fábio, Renato, Bimba são ótimos jogadores.  Usam o treino quando precisam de algo novo, uma dica, inspiração nova. Isso é legal. Eles se ajudam e colaboram com a evolução dos outros jogadores, também.  Temos alguns profissionais também: Louise, Enrique e Nelsinho.  Difícil eles virem, pois estão sempre em competições, mas sabem que estão sempre convidados.
Outros que treinam esporadicamente:   Gaspar, Guilherme, Wagner, Mauro, J Junior, são exemplos de ótimos jogadores, e usam o treino quando conseguem conciliar em suas agendas.
O que a gente faz no treino?
 
Tudo! Desde drills, correção de golpes, controle de bola e muitos jogos. Pensamos e como melhorar o jogo da equipe. Motivar sempre!  Cobrar excelência. Aprender e desenvolver espirito de equipe.
Elton,  um jogador da equipe, treina muito bem e tem grande disciplina , além de trabalho de pernas muito bom.  Evoluiu muito agora que está arriscando a colocar em prática técnicas novas.
O que não fazemos?
Treino sem foco nos alunos.  A mesma coisa sempre.
O horário dos treinos
 
Os treinos começam as 8h00 no Domingo. Mas tem um segundo treino às 9h30H e um  terceiro às 11h00.  Ou seja, dependendo do dia, se você for fominha e  físico, pode treinar por mais de 3h.
Estrutura e quantidade de atletas
 
Um quadra coberta linda, recém reformada com iluminação de led  veja fotos no site: www.higienopolistenisindoor.com
Tem várias pessoas que vem esporadicamente. Geralmente o máximo são 4 por turno.
E a equipe?
Sim. Jogamos amistosos e à vezes saímos juntos. Mas sempre se pode melhorar, pois tenista por natureza é um sujeito solitário.
Quanto tempo tem a equipe?
A equipe iniciou em 2012
Quanto atletas tem a equipe?
Assiduos são apenas 3, mas flutuantes acho que passa de 12 atletas.
Tem gente nova?
Media de idade de 30 anos, mas tem mais novos e mais velhos.  O último a entrar no treino foi o Nill, jogador apaixonado pelo tênis fazendo um  excelente progresso.
Dá para melhorar?
 
Sempre. Todos.  Tento me atualizar sempre para ajudar os alunos.  Usar estratégias novas ajuda a fazer os alunos entender com um outro enfoque.
Mas o tênis é  esporte complexo. Não envolve só técnica, ou só físico ou só cabeça. Tem que unir os três fatores   O treino incentiva o atleta nos três quesitos.
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!!!! Venha treinar com a gente!
Compartilhe!

Deixe uma resposta