Você joga vôlei e se animou para jogar Beach Tennis?

Tradição brasileira e similaridades
O Brasil tem uma tradição no vôlei de praia.  Desde 1997, se sagrou sete vezes campeão mundial masculino e cinco vezes no feminino.  O Beach Tennis está seguindo os mesmos passos, pois acaba de faturar o bicampeonato mundial, na Rússia, no último dia 12 de agosto de 2018. O primeiro título ocorreu em 2013.  Isso é sensacional para os dois esportes, que podem e devem caminhar lado a lado.
“Quando ficar velho esse vai ser meu esporte” Esta é a frase que escutei em um evento de Beach Tennis na Decathlon, há poucos dias.  Essa pessoa estava jogando vôlei na suposta quadra adaptada de Beach Tennis na loja.
Um dos fundamentos importantes no Beach Tennis e creio que também se aplique ao vôlei é a preparação.  Não sou jogador de vôlei, mas ouço comentários,  que a preparação é bem similar, com os braços ou a raquete para cima.  Existem muitos exemplos de jogadores de vôlei que migraram para o beach tennis, como jogadores de vôlei de praia Sandra Pires e Mônica e de vôlei de quadra Fernanda Venturini e Ida (foto).
Quando comecei a jogar, tinha uma parceira que veio do vôlei, e a movimentação dela na areia era muito boa:  forte fisicamente, alta e sem dificuldades para correr para trás, algo muito difícil para quem não está acostumado com a areia ou fazer isso várias vezes.
Correr para trás pode ser algo difícil para quem vem de outras modalidades como o tênis ou o frescobol.   Mas existem outras dificuldades, também.  Uma delas é a pegada continental na raquete. Difícil para o jogador de vôlei que está acostumado a dar na cara da bola com a mão, nos saques e não gera o “desafiante” efeito descendente com a raquete.
Migrando do vôlei para o Beach Tennis
Segundo a jovem atleta do Barra Point, Gabriela Martins Rezende, o vôlei ajudou ela a ter mais visão de quadra no Beach Tennis. Ela acrescenta, “tenho mais visão aonde devo colocar a bola”.   Como a Gabi joga de ponteira no vôlei, isso ajuda a ter mais impulsão na hora do smash.  Gabi completa dizendo que o saque foi um desafio, mas que os treinos de vôlei ajudaram ela na laçada e com força de vontade ela conseguiu adaptar a pegada correta e fazer a bola girar que não é similar ao vôlei, que é mais chapado.
Sandra Pires (ouro Atlanta 96) e Mônica Rodrigues (prata mesma olimpíada) jogam BT em Ipanema, point posto 10. A Mônica e a Rose Barcelos (ex atleta também) chegaram a ganhar vários torneios no início da modalidade, categoria principal, na época não chamavam de PRO.
Sandra Pires, Elimar Pereira e Mônica.
A dinâmica do esporte em dupla deve ser algo similar ao vôlei de areia jogado em duplas.  Mover-se de forma que você cobre o ângulo da bola, creio que é parecido nos dois esportes. Quanto a movimentação, a Gabi diz que o vôlei ajudou muito na sua locomoção na quadra.  Eu acompanhei a Gabi nos seu primeiros passos no Beach, no Barra Point, na Barra da Tijuca.
Alguns anos mais tarde, Gabi já era jogadora de beach tennis e seu desempenho na areia melhorou muito.
Tanto que no último jogo treino, eu e uma profissional perdemos para ela e um jovem jogador profissional.
 
Comparando os dois esportes
No Beach tennis tem um jogador que é o cérebro ou o garçom como diz a professora Marcela Evangelista.  O garçom serve o batedor que no Beach Tennis joga com a direita no centro da quadra ou na posição esquerda, se os dois forem destros.  No vôlei de praia em dupla imagino que também seja assim. Tanto no vôlei como no Beach o jogador não joga de lado como acontece no tênis e sim de frente para a rede.
Agora vamos comparar o jogo de dupla no vôlei de praia o Beach Tennis:
1) São dois jogadores na areia, com dois de cada lado;
2) A areia requer treino e movimentação adequada;
3) A impulsão na areia é fundamental nos dois esportes se você tiver pretensões de evoluir muito no jogo;
4) Conservar energia é fundamental na areia e usar a cabeça jogando em condições adversas de sol e vento, fazem parte da estratégia dos dois esportes;
5) Os dois usam sinais no saque, mas o Vôlei usa sinais de bloqueio, apesar do Beach usar estratégias de resposta também;
6) O saque é similar, só que no vôlei é mais chapado e no beach com efeito. O saque por baixo é usado na dupla mista no Beach Tennis e no vôlei e usado como elemento surpresa como também o skyball ou o saque por baixo bem alto. Nos dois você pode sacar em qualquer lado da quadra, mas a diferença e que no vôlei de praia você não pode obstruir a visão dos adversários e no Beach Tennis isso ainda é permitido;
7) Nos dois o posicionamento e movimentação das pernas são fundamentais;
8) Os dois esportes não tem posição fixa, o vôlei existe a jogada de setter ou levantador no Beach existe o jogador que prepara a jogada, o chamado garçom que comentamos;
9) A contagem do vôlei e até 21 e o último set a 15, no Beach e geralmente mais similar ao tênis em contagem de games até 6 games. Empate em seis tem tie breaker e geralmente o último set e um super tie breaker similar ao vôlei que tem o tie breaker de 15 no Beach e de 10 pontos como no super tie breaker do tênis;
10) Na invasao, enquanto que no Beach Tennis você não pode cruzar a linha imaginaria da rede por cima ou por baixo no Vôlei é permitido usar a mão por cima, mas sem tocar a rede também.
Segundo um artigo publicado em 2017 em Hermosa Beach , Califórnia , o autor Sandro Endo entrevista o profissional de tênis Donald Young e ele diz que o Beach Tennis é quatro vezes mais fácil que o tênis ou o vôlei de praia.  Donald acrescenta “você tem rallies automáticos e não precisa ficar buscando a bola”.   Sandro acrescenta “move over Beach Voleyball, beach Tennis is taking over the sand”, ou seja, chega para lá vôlei de praia, o Beach está chegando para dominar a areia.
 Não creio que seja assim, mas vejo que os dois esportes tem espaço e convivem juntos,  como já acontece no Rio de Janeiro. E quem sabe um dia o Beach Tennis não vire um esporte olímpico, arrisco a dizer que isso não levará muito tempo. Vamos esperar!
Compartilhe!

2 thoughts on “Você joga vôlei e se animou para jogar Beach Tennis?

  1. A recepção do saque difere um pouco.
    Vôlei é perna levemente flexionada com o ombro quase paralelo ao joelho.
    Beach Tenis corpo ereto com a raquete acima do ombro.

  2. Eu mesmo venho do vôlei e na quinta aula ( aconselho a fazer) o Beach Tenis entrou no meu sangue. Fiz 15 aulas e não quero outra coisa. Acabou com minha depressão e remédios

Deixe uma resposta